Educar e ensinar crianças para que elas possam ocupar seu lugar na vida democrática. Kant.
Princípio 1. A escola não é apenas um serviço, mas uma instituição
(Philippe Meirieu, O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. 2004)
Para além de "possibilitar que todas as crianças aprendam a ler, a escrever e a contar, que se apropriem dos programas escolares necessários ao seu desenvolvimento pessoal, à sua integração social e ao seu êxito profissional." A escola remete a valores, ou mais precisamente, a princípios.
Quais são os princípios fundamentais da educação que instituem a Escola?
Os princípios fundamentais da "instituição Escola"
Princípios 2. Em uma democracia, os princípios que fundamentam a Escola só podem ser encontrados nas próprias condições que possibilitam o exercício democrático.
No plano antropológico, três proibições fundamentais que previnem que uma sociedade mergulhe no caos:
proibição do incesto. Escola aberta, relações não são cristalizadas.
proibição da violência. Escola da suspensão (não suprimir o outro).
proibição de prejudicar. Escola do respeito.
No plano político, imperativo categórico da instituição escolar é garantir a própria existência da polis. Escola que una. Fundir um coletivo no interior do qual as diferenças possam se expressar.
No plano didático, uma Escola que resista à onipotência das opiniões. Estabilizar "objetos do saber". Sem objetos de saber não há debate possível.
No plano pedagógico, ao mesmo tempo e no mesmo ato, "domesticar" e "emancipar".
Para além de "possibilitar que todas as crianças aprendam a ler, a escrever e a contar, que se apropriem dos programas escolares necessários ao seu desenvolvimento pessoal, à sua integração social e ao seu êxito profissional." A escola remete a valores, ou mais precisamente, a princípios.
Quais são os princípios fundamentais da educação que instituem a Escola?
Os princípios fundamentais da "instituição Escola"
Princípios 2. Em uma democracia, os princípios que fundamentam a Escola só podem ser encontrados nas próprias condições que possibilitam o exercício democrático.
No plano antropológico, três proibições fundamentais que previnem que uma sociedade mergulhe no caos:
proibição do incesto. Escola aberta, relações não são cristalizadas.
proibição da violência. Escola da suspensão (não suprimir o outro).
proibição de prejudicar. Escola do respeito.
No plano político, imperativo categórico da instituição escolar é garantir a própria existência da polis. Escola que una. Fundir um coletivo no interior do qual as diferenças possam se expressar.
No plano didático, uma Escola que resista à onipotência das opiniões. Estabilizar "objetos do saber". Sem objetos de saber não há debate possível.
No plano pedagógico, ao mesmo tempo e no mesmo ato, "domesticar" e "emancipar".
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